18
mai
2010

Trip Tips cultural: Tóquio

Ásia, Trip tips, tt, Viagem

Esse post é a “continuação” desse outro post aqui. É muita coisa pra falar, não dava pra reunir tudo em um post só!

Agora, vou falar de alguns programas culturais bem legais para fazer na cidade. Não posso esquecer de avisar que eu fui em 2004, ou seja… Pode rolar uma diferença!

Alguns passeios Culturais e turísticos de Tóquio:

1a. parada:


No nosso primeiro dia de viagem, fui a um templo budista chamado Asakusa Sensoji, construído no século 7 . Ele fica em Asakusa, um dos poucos distritos de Tóquio que preservou uma certa atmosfera da “velha Tóquio”. O que mais me chamou a atenção ao ir nesse lugar foi o contraste do antigo muito antigo e as novidades tecnológicas presentes na modernidade da cidade.

Outro lugar BEM diferente que fui foi Odaiba. Nesse bairro, encontramos locais para passeios e para compras. Lá tem (e espero que ainda tenha!) um shopping chamado Venus Fort, com uma arquitetura meio vila do século 18 do Sul da Europa. É, vai entender, só sei que parecia que eu estava na Itália! rs Porém, o mais incrível é o teto que se movimenta, exemplificando todas as fases do céu. Anoitece e amanhece dentro do shopping fechado, loucura, né?

Ao sair do Venus Fort, passeamos pelas beiras da baía de Odaiba e é maravilhoso! Ficamos olhando a bela “ponte do arco íris” que atravessa a baía da cidade. É uma ponte branca, de design bem clean, mas impossível de ser ignorada.

Na beira da água, algo chama muito a atenção. Era o Fuji Building TV. O prédio é incrível e uma parte dele é uma bola erguida no céu, literalmente. Ao redor do prédio tem um observatório com uma vista bem legal. Foi nesse passeio que notamos a LOUCURA (por falta de adjetivo melhor!) que pode ser a arquitetura moderna do Japão, já que Odaiba é o paraíso dos prédios diferentes.

Existe também outro local sensacional para compras, especialmente compras de eletrônicos. (imagine quanto você pagaria de taxas se fosse para la e voltasse pro Brasil?)

Ao invés de serem vendidos em um shopping bem lindo e moderno, como a gente poderia esperar,  eles são oferecidos ao público em Akihabara , uma rua onde você encontra milhares de lojinhas de eletrônicos de todo tipo, pelo melhor preço do mercado.

Em 2004, celulares coloridos estavam entrando no Brasil, com aquele Samsung Colors suuuuper caro, lembram? Pois é, lá TODOS eram coloridos e custavam um dólar ($1!), em um plano relativamente tranquilo. Dá pra achar de tudo nessa “Rua da Alfândega japonesa”.

As máquinas digitais, de todas as marcas e cores, nos melhores preços foram nossa fraqueza e hoje só fico imaginando se eu já fotografasse naquela época, como eu estaria ferrada!rs. O único ponto ruim são os manuais. Não, eles não vêm em inglês. São aqueles ideogramas, praticamente impossíveis de serem decifrados por nós, reles mortais. E sim, eles são completamente inúteis! rs

Ginza é outro centro comercial e financeiro da cidade, com prédios moderníssimos (dos mais caros do mundo$$) e lojas incrivelmente maravilhosas e caríssimas! Mesmo assim, vale e muito a visita! O teatro de Kabuki fica lá, mas vamos falar dele mais pra frente!

Museu da historia da cidade: Edo Tokyo Museum

Edo é um nome bem antigo que a cidade já teve. O museu fala da história do país, da cultura e de como foi a reconstrução da cidade após um terremoto que a destruiu toda. Pelo menos pra mim, é um passeio muito válido, pois dá pra sair com um bom embasamento sobre a cultura do povo e a história de Tóquio.

O complexo Disney:

Mesmo aproveitando muito as novidades e as estranhices desse lugar até então desconhecido, não podíamos deixar de ter nosso dia de criança. E não foi apenas um, mas dois dias de pura diversão na Disney Sea & Tóquio Disneyland!

A Tóquio Disneyland é um mix de Eurodisney com Magic Kingdom. Super linda e fofa, e como já podíamos imaginar, nos divertimos horrores. Mas a surpresa ficou pro Disney Sea!

Já ouviram falar? Eu nunca tinha ouvido!

É um parque Disney, montado em cima de um lago, com diversos mundos diferentes. É um parque mais adulto e com uma abordagem bem diferente! O mundo de Agrabah me fez voltar no tempo, na história de Alladin, mas o que mais amei foi o castelo do Rei Tritão, pai da Pequena Sereia! Sempre quis conhecer esse castelo no fundo no mar (coisas de menina)! hehe O parque tem um apelo maior a tudo que está ligado ao mar, daí o nome, e os looks dos personagens são total inspired no tema! Muito legal!

Ueno Zoo


Para quem sempre sonhou em ver um panda (que estão em extinção, um absurdo!), urso polar, pinguim ou mesmo um canguru, lá é o lugar!

Programa turístico noturno?

São várias peças em uma mesma noite e horas e horas de espetáculo.

Quando fui, só conseguimos ver duas. A primeira peça, contava uma história de lealdade entre uma princesa e um samurai. A segunda, era uma dança em que uma gueixa dançava no sino do templo dos monges. As histórias são um pouco pesadas e demoram a passar. O que me motivou a conhecer foi o fato de ser o único teatro que retrata a cultura antiga japonesa, em contraste com a cidade. Se não me engano, as mulheres são interpretadas por homens, como antigamente.

Saindo um pouco de Tóquio…

Hakone fica a menos de 100 quilômetros de Tóquio. É muito famosa pelas fontes termais, atividades ao ar livre, beleza natural e, claro, a vista do Monte Fuji, que é única! Não sei quanto a vocês, mas o Monte Fuji era algo tão distante, que eu quase não acreditei que ele realmente existia!

Hakone é um dos destinos mais populares entre os japoneses e turistas estrangeiros que procuram uma pausa da loucura, movimentação e excesso de tecnologia de Tóquio.

O passeio é bem natureza mesmo, com direito à piquenique na beira do lago, andar de teleférico, ir ao templo e tirar muitas, muitas fotos, porque a vista é uma coisa de outro mundo, principalmente a parte do Monte Fuji, como eu já comentei.

Passeio cultural que eu indico! ;)

Indo bem mais longe…

Dois dias em Kyoto e Nara

Fomos pra Kyoto de trem bala, o que já é uma experiência diferente. Chegando lá, fizemos 2 passeios turísticos com uma excursão. O primeiro durava uma tarde e outro, uma manhã. Como já era de se imaginar, a cidade é muito diferente de Tóquio.

Primeiro, fomosem um templo xintoísta, chamado Heian Jingu que possui um jardim interno lindo. Depois, fomos em um templo budista chamado Sanjūsangen-dō, no qual não podia entrar de sapato e nem tirar foto. Lá tinham 1001 estátuas de uma deusa cuja particularidade é o fato dela ter 40 mãos e em cada mão, 25 poderes de cura, sendo chamadas, então, de Deusas das Mil Mãos (difícil explicar, eu sei! rs) Essa sala é muito incrível, não resisti e tirei uma foto, com a minha melhor cara de pau e coragem. rs

Fomos a mais um templo no alto da montanha, o Kiyomizu-dera e ele é lindo, cheio de superstições e lojas de ítens japoneses por perto. Amamos esse passeio e para coroar o dia, fomos a uma típica rua de restaurantes do século 17, com gueixas andando pelas ruas. Surreal!

O próximo passeio foi ao Kinkaku-ji, o templo dourado rodeado pelo lago espelhado (rimou! rs mas ele é conhecido por essas duas características mesmo!). Todo o pavilhão, exceto o chão do térreo, está coberto de folha de ouro puro e no telhado do pavilhão, tem uma fénix chinesa dourada.

Por último, passamos o fim da tarde em uma cidade chamada Nara, onde tem o maior Buda do país, com 15 metros de altura (!). Ele fica dentro do templo Tōdai-ji, que é a maior estrutura de madeira do mundo. Achei incrível.

Acredito (e realmente espero!) que daqui a alguns anos, esse será um dos destinos mais comuns do mundo!

Tirando as loooongas horas de viagem, tudo vale a pena nesse lugar com uma cultura tão rica, com paisagens de tirar o fôlego, sejam elas naturais, tecnológicas ou arquitetônicas, sem contar as áreas que preservam as tradições milenares. Espero que esse post tenha servido de inspiração e também tenha dado um pouquinho de coragem pra passar o dia no avião! rs

Amamos NY, Paris, Londres, etc. Mas o mundo tem milhões de outros lugares igualmente inspiradores!

Beijos

21 respostas a Trip Tips cultural: Tóquio

  1. margarida disse:

    Adorei o dois posts do Japão ,esse eatá muito bom.
    Bjssss

  2. Guiga disse:

    Nunca tive vontade de conhecer o Japão (acho fascinante mas, além da distância, sempre penso nsa complicações de comunicação) mas esse post me deixou com vontade! É tudo tão lindo! Gosto principalmente do interior, mais tranquilo.
    Os posts estão super bem escritos… deliciosos de ler!

  3. beirouth disse:

    Os posts estão mesmo ótimos!!! As montagens lindas também! Não sabia que tem Disney no Japão!!! Muito legal!!! Claro, além de toda a riqueza cultural desse País tão diferente!!! Bjs!!!

  4. Aline Salomao disse:

    Eu sempre adorei as aulas de história na escola! Então sou muito apaixonada pelas culturas mais antigas! Mas nunca imaginei que o japão fosse tão encantador! Parece tudo de brinquedo!
    A arquitetura é maravilhosa, tão cheia de detalhes e tão perfeita! Nem dá pra acreditar que realmente existe! Pena que fica tão longe!
    Adorei o post!

  5. Eu quero, eu quero!
    (Invejinha…)

    Kisses

  6. Tudo muito bom, adorei o post mesmo.
    Que lindo e que interessante, uma cultura totalmente diferente. Adoro isso, conhecer novas culturas.
    E já quero um celular por $1. hahaha
    beeijo

  7. Lyanna disse:

    Que viagem absurdamente incrível. Isso foi um sonho!!! Imagino que vc vivenciou muito bem a cultura japonesa já que seu tio morava lá, deve ter feito os passeios de turista, mas tb conheceu mais intimamente o dia a dia do japonês. Só a visita ao primeiro templo já vale a viagem.
    Sempre digo que não faltam destinos para viagens, falta patrocínio, rsrsrsrs
    Adorei os posts. Parabéns.
    P.S.: E o diário da dieta? rsrsrsrs

  8. Luciana disse:

    Nossa, já sabia que era um lugar muito bonito… mas as fotos estão demais msm!
    Essa Rua da Alfândega japonesa deve ser DEMAIS!

    beijocas

  9. Angela disse:

    Parabéns pelos posts, meninas!!
    Eu já tinha vontade de conhecer o Japão, agora fiquei com mais vontade ainda! rs!
    Beijos

  10. aiiii ja falei que adorei o outro post.
    mas ficou otimo, qro um dia conhecer.

    beijos

  11. Tati Melega disse:

    oiiii, quero ir para o Japão já!! hahah!! mais um para minha lista! :) bjo

  12. JellyBen disse:

    Oies!!!
    Poxa!! Vc estava aqui do meu lado hunf!!
    Acredito que voce nao conheceu o Spa Yunessun ne? Fica em Hakone, e maravilhoso os banhos de imersao em vinhos e cha verde.
    Eu sempre vou a cada 2 meses e aproveito para ser tratada pelos peixinhos mais conhecidos como: Dr. Fish.
    Fico feliz que vc gostou daki, pq muitas pessoas vem pra ca e saem falando mal. nao entendem a cultura japa e sai dizendo coisas absurdas.
    Nao vi fotos de Shibuya e Shinjuku aqui. Vc chegou de ir nesses bairros?
    Eu moro na divisa de Yokohama com Yokosuka e aqui e bem diferente e as vezes esqueço que estou no Japao. Pois, onde moro os estrangeiros que aqui vivem sao todos americanos e so na minha cidade tem mais de 40 mil americanos. Bjs e amei o post. Amo tanto Kyoto e quando vou p la sinto muito relaxada . Bjs

  13. [...] Tóquio!  Fizemos dois posts enormes contando TUDO! Um sobre a Tóquio fashionista e o outro sobre dicas turísticas e culturais. A Jô foi para lá em 2004 e não podia deixar de dividir essa experiência. Os dois posts valem [...]

  14. Khantelle disse:

    Great One…

    I must say, its worth it! My link, http://brenda.blogreaction.com/,thanks haha…

  15. [...] lembram que a gente fez dois posts por aqui sobre a minha viagem ao Japão? Eles se chamaram Trip tips cultural: Toquio e Um outro destino Fashion.  Durante a viagem, dei de cara com muitas coisas [...]

Deixe seu comentário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>