22
ago
2012

Vocês conhecem o Blurb?

Experiência, Lifestyle, Variadas (f)utilidades

Achei que depois do último post de casamento, não íamos falar mais nada sobre o assunto. Mas esqueci de contar como terminou a saga pra fazer meu álbum de casamento. Tudo bem que eu nem disse como começou, mas como o final foi pra lá de feliz, resolvi compartilhar!

Quando fechamos a fotógrafa (a Renata Xavier, amo e indico sempre!), tínhamos a opção de fazer os álbuns ou ficarmos apenas com o arquivo digital. Acabamos escolhendo a 2a. opção porque a diferença de preço entre as duas era significativa. Não lembro quanto, mas foi o suficiente para termos certeza que acharíamos lugares mais baratos para fazer o álbum.

Blurb Sites de Album de Casamento

Mas não foi só isso. Eu e Bernardo somos designers por formação, ou seja, naturalmente implicamos com detalhes imperceptíveis e não estávamos muito felizes com a ideia de receber o álbum já pronto, sem nenhuma participação nossa na criação do mesmo.

1 mês e pouquinho depois do casamento, pegamos os arquivos digitais, vimos as fotos 1 milhão de vezes, mostramos mais outro milhão de vezes e…..claro, não fizemos os álbuns. Nem procuramos lugares pra fazer, aliás. Shame on us total.

Até que descobrimos o Blurb através de um casal de padrinhos de casamento (depois descobrimos que vários amigos conheciam – e não contaram! hehe) e ficamos apaixonados pelo negócio! Dá vontade de sair criando um álbum por dia, é viciante!

E é muito fácil também. Como existe a versão em português, facilita a vida para muitas pessoas! Você entra no site, cria sua conta e escolhe qual dos 3 programas se adequa mais ao nível de intimidade que você tem com seu computador. Pra saber o que cada um faz, tem um link explicando tudo.

Escolhemos o Booksmart, que é um programa de diagramação que te dá vários layouts prontos e o seu único trabalho é escolher onde vai cada foto, se você quer botar uma foto inteira em página dupla, várias em uma página, enfim, você tem muita liberdade! Até pensamos em escolher o PDF para Livro, que te dá total liberdade para criação no InDesign, mas nos conhecemos, passamos o dia trabalhando com computador, se tívessemos que quebrar a cabeça para criarmos cada página, acabaríamos desistindo! Como o Booksmart te dá a opção de modificar os layouts prontos, facilitou a vida e ficou do jeito que a gente queria!

Depois de tudo pronto, é só você escolher o tipo de capa, o tipo de papel, a cor da folha de rosto e mandar fazer! Cada álbum custou em torno de US$120, e valeu cada centavo. A impressão é muito boa, a capa (escolhemos a dura estampada) é linda e a encadernação ficou perfeita.

Porém, o que mais nos impressionou foi a rapidez do serviço. Pedimos nossos álbuns (foram 2, um da Igreja e outro da festa) no dia 30 de Julho, eles deram previsão para chegar dia 10 de Agosto e chegou no dia 06, se não me engano. Isso porque não é feito no Brasil.

Quem, assim como eu, tá enrolando até agora pra fazer o álbum (conheço MUITA gente, hein…), não tem mais desculpas, não!

Espero que vocês tenham gostado da dica!

Beijos

Carla

29 respostas a Vocês conhecem o Blurb?

  1. Yasmin Monteiro disse:

    Carla adorei a ideia! Tenho mil fotos e sempre tive vontade de fazer um álbum, mas sempre ficava com preguiça!

    Você escolheu qual tipo de papel?

    beijos

    • Carla disse:

      Oi, Yasmin! Que bom que vc gostou! hehehe Eu escolhi o ProLine perolado, fica MARAVILHOSO. O ProLine em si já é muito bom, mas o acabamento perolado dá uma elegância maior ao livro!

      Beijoss

  2. Carla, amei a dica! Também tenho para mais de mil fotos em arquivos digitais (viagens e aniversários das crianças) e penso que a melhor solução é este tipo de photobook. Me diz uma coisa, o valor que você mencionou no post já inclui o frete?
    Obrigada e beijos!

    • Carla disse:

      Valeria (qt tempo q vc não aparece por aqui! hehe), obrigada por perguntar isso! De fato, quando fui olhar nos comprovantes só vi o preço do livro e achei que tava incluso o frete. Mas não tava, não! Cada livro teve mais 33 dólares de frete!

      Com certeza é a melhor solução! Amei e quero fazer vários agora! De tudo! hahahah

      Beijoss

  3. Mesmo não comentando muito, leio o Blog TODOS os dias, viu???… rsrsrs… Obrigada pela informação e beijos!

  4. Ana disse:

    Adorei a dica!
    Casei fora do Brasil, e devido ao tempo que ia ficar no local não pude fazer álbum com o fotógrafo local. As fotos ficaram lindas, mas estava até hoje (casei em junho) procurando um lugar legal para montar um álbum! Adorei a dica e já estou montando o meu!

  5. Yasmin Monteiro disse:

    Carla, estou usando o BookSmart também e estou amando! Estava na dúvida mesmo entre o ProLine perolado ou fosco, agora com certeza vou usar o perolado!! Mais uma coisa, qual foi o tamanho que você usou do álbum?

    • Carla disse:

      Pois é, Yasmin! O perolado é riqueza pura! ehehe Eu fiz o 33 x 28cm! Beijoos

  6. Yasmin Monteiro disse:

    Carla, obrigada pela atenção! Você e a Jô são umas fofas!! Embora eu não comente muito por aqui, eu vejo o f-utilidades todos os dias!! Já era meu blog favorito, agora mais ainda com a atenção que você me deu aqui e a Jô no instagram!

    Beijinhos e parabéns!

  7. Yasmin Monteiro disse:

    Ps: você estava uma noiva deslumbrante, hein!

  8. Juliana disse:

    Essa dica era o que estava precisando!
    Vou me casar e só o álbum com a fotógrafa ficou 1.000,00. Estava mesmo em busca de algo mais econômico e com qualidade. Amei a dica Carlinha!

    Beijos

    • Carla disse:

      Se fizer conta o que achou depois, Ju! Bom casamento, aproveite o dia muito!! :) Beijoss

  9. Ariana disse:

    Olá Carla!
    A Maysa, do Blog “Do que eu preciso” me indicou o post e eu adorei sua dica! Estou exatamente na mesma situação descrita…. rs
    só tenho uma dúvida…. Aqui no Brasil existem alguns sites q tb permitem a confecção de photolivros… vc chegou a comparar com estes sites? Por que vc escolheu um site de fora? Obrigada!

    • Carla disse:

      Oi, Ariana! Eu já vi alguns sites brasileiros que fazem o serviço, sim, mas como não conheço ninguém que fez nesses lugares, acabei fazendo no site que eu já tinha a indicação e sabia que o serviço era bom. Aí, quando eu entrei eu vi que o material que eles usam é ótimo e o preço justo, nem pensei em procurar um serviço nacional…Talvez se alguém que eu conhecesse falasse da boa experiência com algum site daqui, eu teria me interessado…
      Beijos!

  10. Simone disse:

    Carla,
    Pelo pouco que deu para ver ficou lindo!
    Estou tentando montar o meu álbum de casamento também e surgiu uma dúvida que não consegui resolver no aplicativo do Blurb.
    As orelhas na primeira e na última página do álbum são obrigatórias?
    Acho que assim fica parecendo livro, você conseguiu retirar?
    Qual o tamanho e o modelo que você usou? É quadrado?
    Obrigada,
    Simone

    • Carla disse:

      Simone, os meus não têm orelhas… O que têm são folhas de rosto, na frente e atrás (na verdade não sei de a folha de trás também é chamada assim!). Não sei se é isso, mas eu pedi hardcover image wrap. Vê se no seu está com a opção dust jacket, se tiver, vai vir com orelhas mesmo.

      O modelo que eu usei foi o large landscape, 33×28, não é quadrado não!

      Depois me conta se deu certo!
      Beijos!

  11. Diogo disse:

    Olá, Carla.
    Estou querendo fazer um livro fotográfico pelo blurb e achei seu post pesquisando pelo google.
    Vcs conseguiram colocar uma foto inteira em página dupla? Baixei o programa deles e simplesmente não consigo fazer isso.
    Me dá uma luz?
    Abs,
    Diogo

    • Carla disse:

      Oi, Diogo! Eu consegui botar uma foto em página dupla, sim. Infelizmente o programa estava no meu laptop antigo, que queimou e eu perdi tudo, vou ver se baixo de novo e vejo se te ajudo melhor. Vc conseguiu botar a mesma foto em página dupla (mesmo que não tenha saído inteira)?? Pq eu lembro que tiveram várias fotos que nós editamos o layout que já estava pronto e conseguimos dar umas modificadas…
      Em breve eu vejo se consigo te dar uma luz melhor! :)

  12. Diogo disse:

    Eita… lamento pelo laptop.
    Então… colocar a mesma foto em duas páginas é facil. O problema é que possivelmente não ficará perfeito (teria q achar o corte certo, e com impressão isso é quase impossivel). Queria arrastar uma imagem para as duas páginas e ajustar o tamanho. Enfim, não sei se consegui me explicar. Dê uma olhada nesse link no site do blurb… http://br.blurb.com/books/3692463-around-the-world-with-a-toy-camera-deluxe
    Logo no inicio do livro, vc verá que a pessoa conseguiu colocar uma imagem que pegava 1 pagina inteira e um pouco da outra, e na página seguinte, colocou uma imagem em duas páginas. É exatamente o q quero fazer e não tô conseguindo…
    Valeu pelo retorno e a vontade em ajudar.
    Abs,
    Diogo

    • Carla disse:

      Diogo, realmente dependendo do formato do livro você não vai conseguir usar a foto toda. No meu caso peguei fotos que, mesmo cortadas de acordo com o formato do livro, ficavam legais e gostei do resultado!

      Lembro que eu consegui ajudar o tamanho, sim…Lembro que não era muito intuitivo, não. Mas acabei achando. Vou ver se me lembro como faz pra ajustar as fotos assim que eu baixar o programa. se eu demorar muito eu te mando por email.

      Espero que consiga ajudar!

  13. Diogo disse:

    Carla, obrigado pela vontade em ajudar! Achei no programa a forma pra colocar uma foto inteira em duas páginas. Bastava clicar em uma opção no menu ‘Inserir”.
    Um abraço,
    Diogo

    • Carla disse:

      Mil desculpas de não ter conseguido ajudar antes, eu to com os dias muito corridos! Que bom q vc conseguiu resolver! :)

  14. sandra disse:

    Salvou meu dia, ano,casamento!! Também sou designer (chata) de formação e achei melhor não contratar o álbum, sabia que ia implicar com tudo. Mas também ficava naquele dilema de começar a diagramar e sempre ia adiando!

Deixe seu comentário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>