24
ago
2012

Trip Tips: San Andrés, um paraíso acessível na Colômbia!

Trip tips, tt, Viagem

Quando a gente monta um post só para falar de um destino tem licença poética (ou literária?) para se alongar, né? Quem vai dar a dica de férias da vez é a minha amiga Manu. Ela é de Belo Horizonte e está terminando os estudos em Paris. Eu a conheci no Marangoni e todas as dicas que ela me deu durante a viagem foram perfeitas, sendo assim resolvi pedir para ela dar dicas por aqui! Ela começou com um destino pertinho do Brasil…

Vamos conferir o que a Manu tem para nos contar sobre San Andrés na Colômbia?

Beijos, Jo

San Andrés é uma ilha colombiana pouco explorada pelos turistas. Protegida pela Unesco, fica no mar do Caribe e é dona de um visual de tirar o fôlego. Mais conhecida como Mar das Sete Cores, San Andrés é um lugar que oferece além de uma paisagem desconcertante, um centro comercial cheio de boas opções. A ilha é um enorme “Duty free”, ali se pode comprar de perfumes a pranchas de surf sem pagar impostos.

Chegar à ilha não é uma tarefa difícil, o caminho mais comum é pegar um voo rumo à Bogotá e de lá partir para as águas quentes de San Andrés. As companhias aéreas que voam para Bogotá são: TAM, Avianca e TACA (o tempo de voo SP-Bogotá é de seis horas). De lá, pegamos a companhia colombiana Avianca para chegar no paraíso. Foi uma viagem tranquila de aproximadamente 1h40.

Embora pequena, a ilha é acolhedora e possui uma vasta opção de hotéis. Mas é preciso falar que o padrão de estrelas de lá é um pouco diferente. Logo, espere um hotel quatro estrelas daquele que se classifica como cinco. Mas diante à paisagem, o hotel passa a ser apenas um ponto de apoio.

A rede mais completa e conhecida é a Decameron. Eles possuem cinco hotéis por toda a ilha e um clube de praia localizado em uma das melhores praias do arquipélago, a Rocky Cay. Essa rede de hotel oferece o esquema “all inclusive”, o que é muito comum em San Andrés. Significa refeições e bebidas incluídas (alcoólicas também) todo o dia. Ficamos bem satisfeitos com a variedade e qualidade das refeições oferecidas. Sempre um peixinho fresco no cardápio! Já em relação às bebidas alcoólicas o melhor é ficar com a Pina Colada.

É aqui que entra outra parte boa da história, o preço. Para uma hospedagem de cinco noites, com tudo incluído, e passagem Bogotá-San Andrés, a rede oferece um pacote pelo custo de 1000 dólares por pessoa. Há também a opção do pacote com voos saindo do Brasil, nessa opção o preço é acrescido por volta de uns 450 dólares. Escolhemos o hotel Los Delfines, um pouco menor e mais novo, localizado no centro e aos pés do mar do Caribe. Melhor localização impossível!

A pequena ilha ainda dispõe de programação para todos os gostos, desde baladas cheias de ritmos caribenhos a refinados restaurantes à beira-mar. Quem fica na rede Decameron pode aproveitar todo o complexo hoteleiro. Ou seja, é possível usar da infraestrutura de todos os hotéis desde que esteja hospedado em um deles, e isso inclui restaurantes, piscinas, spas, complexos esportivos.

É uma opção legal para se conhecer bem a ilha, já que cada hotel está localizado em uma região diferente, além de poder desfrutar de suas diferentes opções de restaurantes (não se paga nada a mais para almoçar/jantar em qualquer um dos hotéis da rede, basta fazer uma reserva na recepção do seu hotel). Utilizamos praticamente todos os dias esses serviço. Assim, comíamos em diferentes restaurantes, já que a rede possui vários com cozinhas diversas, como italiana, japonesa, mexicana, internacional. Super prático, sem custos adicionais e uma delícia!

Para quem procura algo mais refinado fica a opção do hotel boutique Casa Harb, mais luxuoso.

Já para os mais aventureiros, nada melhor do que descobrir que San Andrés é um dos melhores lugares para se mergulhar do mundo, água quente, transparente, visibilidade incrível e fauna rica. Por lá, o que não faltam são escolas de mergulho. Para quem nunca mergulhou fica uma dica para começar: fizemos aula em uma escola que fica a dois passos do hotel chamada Banda Mergulho, foi uma ótima escolha em razão da praticidade e da qualidade dos profissionais. O valor das aulas não é baratíssimo, mas vale a pena!

Aqueles que querem apenas relaxar, aproveitar o céu azul, as águas quentinhas e curtir o visual, opções também não faltam. São vários os passeios para sítios naturais. San Andrés fica a poucos minutos de barco de várias pequenas ilhas, que são impossíveis de descrever, para se ter noção da beleza só mesmo olhando as fotos.

As duas ilhas mais visitadas são as ilhas de Johnny Cay e de Rose Cay, acessíveis através de barcos turísticos, que fazem o percurso navegando por uma infinita variação de tons de azul e verde. Nessas ilhas é possível mergulhar com as arraias e encontrar cardumes de peixinhos brilhantes logo na superfície. Fizemos os dois passeios e posso dizer que são mais que obrigatórios!

O difícil mesmo quando se está em San Andrés é fazer as malas e deixar o paraíso.

Mais duas dicas de San Andrés:
Restaurante: La Regatta (especialidade: lagosta). Preço justo e uma delícia, a lagosta é fresquinha.
Para pacotes (Passagem + hotel): http://www.sanandres.com.br/san_andres_pacotes.htm

Para aproveitar a ida até à Colômbia, fica a dica de deixar algumas noites para se conhecer Bogotá. A cidade é surpreendente. Viva, cultural, cheia de pessoas animadas, boa gastronomia e diversão. É ainda um lugar bom para as compras.

Um passeio interessante é ir para a Zona Rosa ou para a Zona G (de “gourmet”), lugares movimentados com muitos bares e restaurantes. Com certeza o programa obrigatório de quem passa por Bogotá é conhecer e desfrutar de um restaurante incrível chamado Andre Carne de Rés, a comida e o ambiente disputam sua atenção. Não tenho dúvidas de que este foi um dos melhores restaurantes que já conheci na vida!

Como fiquei apenas três noites, não conheci todos os museus, mas gostei daqueles que visitei: museu Nacional, museu do Ouro e museu do Bottero (esse foi meu preferido, vale a pena!)

Os pontos fracos: Não recomendo o hotel Aquarium da rede Decameron, embora pareça maravilhoso nas fotos, não é bem a realidade. É um hotel para muitos hóspedes, o que compromete a qualidade dos serviços. Além disso, é bem mais antigo do que é mostrado nas fotos. Para quem quer tranquilidade, não é o melhor lugar, é bem agitado com festas e música alta todos os dias.

Infelizmente preciso dizer que o café da manhã também poderia ser bem melhor na rede Decameron. Achei meio fraquinho.

Beijos

Manu Amaral

Nós duas queremos agradecer a participação da Manu!
Nós duas ficamos com muita vontade de conhecer San Andrés e relaxar. Ainda mais em uma sexta-feira!
E vocês, curtiram?

Powered by Facebook Comments

34 respostas a Trip Tips: San Andrés, um paraíso acessível na Colômbia!

  1. 1

    Huumm… Lugar lindo! Adorei a dica e já está na minha lista de desejos de viagens. Beijos, meninas!

  2. 2
    Fernanda disse:

    Que lugar lindooo!! Amei o posto..

    só queria perguntar pra Manu, qual a melhor época pra ir pra San Andrés?
    que terá sol direto neh, pra poder voltar com aquele bronzeado..rsrs

    • 2.1
      Joana disse:

      Vou perguntar Fernanda!
      A Manu é uma fofa, ela vai nos responder fato.
      :)
      Beijos

    • 2.2
      Manu disse:

      Ei, Fernanda!
      Que bom que gostou das dicas!
      Então, fui para San Andrés em agosto. Essa época, em teoria, é inverno na Colômbia. Mas, em San Andrés peguei só dias de muito sol e de muito calor. A temperatura era em média de 30 graus. Todos os dias que fiquei por lá foram de céu azul, sem nenhuma nuvem! Não se preocupe porque na ilha é verão o ano todo! Você vai ficar super bronzeada!! hehe…
      Mas, se for passar também por Bogotá é bom levar um casaco mais pesado. Lá já faz mais frio nessa época! Peguei temperaturas entre 12 e 15 graus!
      Bom espero que sejam úteis as informações!
      Bjos,
      Manu

  3. 3
    Fê Olweiler disse:

    Agradeça ela por mim tb! Hahaha amei a dica e deu uma voooontade imeeeeeeensa de ficar horas nessas águas clarinhas e calmas :) bjo meninas!

  4. 4
    Gabriela LIma disse:

    Uaaaaaaaaaaaaau! Já quero ir!

  5. 5
    Fany disse:

    Nossa! Tudo de bom! Bjs, Fany

  6. 6
    camila santa cecilia disse:

    Lindo post!! Lugar maravilhoso! Manu fofa…beijos

    • 6.1
      Joana disse:

      A Manu é demais né?
      Agora estou cobiçando as dicas dela da viagem que ela fez esse mês para a Tailândia! :)
      Beijos querida!!!!!

    • 6.2
      Manu disse:

      Já já outras viagens!!! :)
      Bjos, meninas!

  7. 7
    Mariana disse:

    Nossa! Era tudo que eu precisava ler hoje! rss

    Eu amo San Andres, e há anos tenho vontade de ir, mas o que faltava mesmo era algumas dicas do lugar, de como chegar, hoteis. etc.

    Amei as dicas!

    AH! Adoro o blog de vocês! Bato ponto aqui quase todos os dias.

    Bjs,

    Mariana

  8. 8
    Marcia Aguiar disse:

    Estive em San Andres no carnaval de 1997 e foi maravilhoso. Saímos do Rio para Bogotá, de Avianca, e de lá fomos para Cartagena, que é uma cidade linda e histórica. Ficamos 3 dias em Cartagena e de lá fomos para San Andres. Quando estamos chegando em San Andres dá pra ver do avião os sete tons de azul do mar. A mudança de cor da água se dá por conta da profundidade e do tipo de areia. O aeroporto é minímo e super caribenho; me senti chegando na ilha da fantasia. Para ir para o hotel pegamos um táxi como aqueles de Cuba, um carrão americano antigão, cheio de enfeites nos bancos e janelas e um motorista divertidíssimo. A Ilha é maravilhosa e pequena. Dá pra dar a volta na ilha de bicicleta (um dos passeios para se fazer por lá). Realmente a ilha é famosa por ser um dos melhores lugares para mergulho do Caribe; há muitos turistas canadenses e europeus por lá. E o melhor de tudo é que não é entulhada de turistas, nem tão “pasteurizada” como Cancún, por exemplo. Quero muito voltar a San Andrés!

  9. 9
    lele disse:

    Hum…. fiquei c uma vontade de ir!!!! Mto interessante a matéria, cheia de dicas e detalhes,adorei! Parece uma ótima opção principalmente para casais!! bjoks!

  10. 10
    Vanessa disse:

    Fui à Colombia em dezembro 2011/janeiro 2012 e me apaixonei pelo país!
    Não deu tempo de conhecer San Andrés, mas foi um lugar super recomendado e está na minha lista de próximas viagens!!

    Pra quem for para aqueles lados, super recomendo Cartagena, é liiindo! E de lá pode alugar um taxi e passar o dia em Barú, na Playa Blanca, que fica a pouco mais de 1h de viagem ou ir de barco até a Isla del Sol! Garanto que vão amar!!!

    • 10.1
      Fernanda Bruno disse:

      Vanessa, vc foi a Barranquilla e medellin? Os hoteis la eram caros? bjin

    • 10.2
      Vanessa disse:

      oi Fernanda, infelizmente não fui em nenhum dos dois =/
      Tem várias cidades que os colombianos iam me contando e eu fui ficando louca pra conhecer. Tenho a constante sensação de “precisoo voltar lá”! hauahuaha

      Em Cartagena fiquei no Hotel Estelar Oceania, a diária era alguma coisa em torno de 150 dólares. Um hotel pequeno, mas suuuuuper confortável e ótimo atendimento!!
      Mas por lá tem bastante hostel dentro da cidade amuralhada, o que é beem interessante pra quem quer gastar menos, já que é lá que tudo acontece hauhauha

      bjos

  11. 11
    Fernanda Bruno disse:

    Ca e Jo, dessa vez vou esnobar vcs e falar diretamente coma manu, hehehe =P

    Manu, adorei seu post! Tenho um grande amigo colombiano que insiste pra irmos visita-lo. Em termos de tempos e custos de voos internos, vc chegou a pensar a ir em Cartagena, barranquilla e medellin? Acha que é viável nuam mesma viagem? Quantos dias vc acha suficientes pra ficarmos na ilha, aproveitarmos sem ser corrido demais?
    bjão e obrigadaa desde já! Lindas suas fotos!

    • 11.1
      Manu disse:

      Oiii Fernanda!
      Então, minha idéia inicial era de ir para Cartagena, mas acabei mudando de planos quando descobri San Andrés.
      Na verdade, San Andrés é uma ilha mais afastada, fica mais próxima da Nicaragua do que de Bogotá. De Bogotá a San Andrés são 1:30h, 2h de vôo. Acho que para valer a pena são necessários pelo menos uns 4 dias por lá! Tem muitos passeios imperdíveis na ilha!
      Acredito que as passagens internas na Colômbia não sejam muito caras. Não posso te afirmar isso porque comprei um pacote (Passagens + hotel), assim a passagem ficou com um preço bem bom.
      O que vc pode fazer é ir de Bogotá para Cartagena, de lá para Medellin e Barranquilla que são próximos e depois pegar um vôo para San Andrés.
      A cia aérea que faz vôos internos na Colômbia é a Avianca.

      Fico feliz que gostou das dicas! Qualquer outra informação, só perguntar! Se souber te ajudo com prazer!
      Obs: Só fui para San Andrés e Bogotá porque nao tinha mais dias de férias. Tive que escolher.
      Bjos, Manu

  12. 12

    Gente, a Manu arrasou na dica. Uma fofa.
    Fiquei maravilhada com a ilha, e já está na lista das próximas viagens.

    Queremos mais dicas.

    Beijos!!!

    • 12.1
      Joana disse:

      Fabiana,
      A Manu já está com dois posts em vista para nós!
      Ela fez uma viagem alucinante esse mês e logo logo vai compartilhar as dicas por aqui.
      Beijos

    • 12.2
      Manu disse:

      Ei Fabiana!
      Que bom que você gostou! Já já terão novas dicas por aqui!
      Obrigada pelo carinho,
      Bjos Manu

  13. 13
    Jessica disse:

    Manu, vc comprou o pacote aereo + hotel???? Em qual site?? é confiavel?…

    • 13.1
      Manu disse:

      Ei, Jéssica!
      Comprei o pacote (passagens + hotel) no próprio site da rede Decameron (http://www.sanandres.com.br/san_andres_pacotes.htm). Deu tudo certo! Como se trata de uma rede grande, acredito que são bem confiáveis sim!
      Qualquer dúvida só escrever!
      Bjs, Manu

    • 13.2
      Cintia disse:

      Olá! Achei sua postagem porque estava procurando exatamente isso: é confiável fechar o pacote hotel+aéreo com a Decameron? Na simulação o preço ficou bem bom. Teve alguma dificuldade com eles? Enviam os vouchers via email? Obrigada!!

  14. 14
    Francine disse:

    Oi, manu
    Acabo de comprar voos saindo de sp, passando rm cartagena e san andres e dois dias em bogota antes de voltar a sp pela bagatela de 1350 reais ja com as taxas.
    Porem, nao sei se fiz bom negocio quando vejo que os pacotes para o decameron ficam muito bons sendo que tudo que encontro sao diarias de 227 e 287 para os hoteis da rede
    Tem alguma dica para eu comprar 2 ou 3 noites mais barato em san andres? No decameron, nao tem esquema com milhas ou formas de obter desconto? Muito obrigada! Fran

  15. 15
    Juliana Buril disse:

    Olá,

    estava procurando algumas dicas do que fazer em san andres e achei seu blog :)
    Gostei bastante!!

    Você fez algum pacote de viagem? Com hotel e passeios ou da p ir e se virar? O melhor hotel eh o Los Delfines?

    ;)

  16. 16
    Nome (obrigatório) :Fatima disse:

    Gostaria de saber a diferença entre o Aquarium e o Los Delphines???? Qual dos dois tem a melhor localização???? Tem alguma outra indicação de hospedagem? Obrigada

  17. 17
    Amanda disse:

    Manu, ando pesquisando bastante sobre san andres e seu post foi o melhor! Parabens!
    Estou pensando em ir sozinha para San Andres na ultima semana de outubro. Para relaxar e curtir uma praia com conforto. Voce acha que é OK uma mulher passar 4 dias sozinha por la? Infelizmente ja ouvi o contrario. E se sim, qual hotel recomenda? Les Delfines ou Casa Harb? Quero conforto e tranquilidade. Bjs e obrigada!

  18. 18
    Zilva disse:

    Manu, estou viajando com duas netas adolescentes para Cartagena e san andres. Desconheco qual a melhor moeda, dolar ou euro, ou peso colombiano? Pensamos em ficar 5 dias em .cartagena e 5 em san andres. Outra coisa,voltar ao brasil por bogota seria uma boa opcao? Obrigada.

  19. 19
    ANDRESSA disse:

    Ameii td que vc relatou Manu!
    Estamos querendo ir para San Andres em outubro desse ano e levar nossa filha de 3 aninhos, acha um lugar bacana pra ser a primeira viagem internacional dela?? (ela já é bem acostumada com voos e ama prais..) Pergunto qnto a estrutura da Ilha para ir com criança sebe?!
    E me fala, as compritchas devo fazer em San Andres ou Bogotá? Onde compensava mais quando vc foi?
    Desde já obrigada ;)

Deixe seu comentário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notify via Email Only if someone replies to My Comment